Já muito se falou sobre as notificações na última versão do sistema operativo do iPhone e iPad, por isso não vou entrar em grandes detalhes. O novo estilo de notificações, e a inclusão de uma central de notificações, vem alterar a funcionalidade que, provavelmente, recebeu mais queixas por parte dos utilizadores. Na versão anterior as notificações apareciam numa caixa, obrigando o utilizador a ter uma de duas acções: ou apagar a notificação, ou ser levado para a aplicação correspondente. Isto acontecia por cima de vídeos, jogos, etc., parando sempre o que o utilizador estivesse a fazer.

Com o iOS 5 isso deixou de acontecer. Pelo menos deixou de ser obrigatório acontecer, já que as notificações em caixa ainda estão disponíveis para quem quiser.

À medida que as notificações vão chegando, são mostradas numa barra no topo do ecrã e vão sendo adicionadas à central de notificações. Esta está acessível fazendo um “swipe” desde o topo do ecrã. Como se estivessemos a puxar o painel com as notificações.

Desta forma podemos estar a ver um vídeo ou a jogar que as notificações não nos interrompem. Bem, no meu iPad da primeira geração acaba por causar alguns soluços… Se quisermos ter uma acção, basta tocar na notificação. Caso contrário ela acaba por desaparecer.

Quando o iPhone está bloqueado, as notificações também estão acessíveis, aparecendo em lista à medida que vão entrando. Mesmo bloqueado, o iPhone deixa-nos fazer scroll na lista se tivermos várias notificações. E é neste ecrã que há um pormenor de interface delicioso. Se quisermos tratar directamente de uma das notificações, basta arrastar o ícone da aplicação para a direita, um pouco à imagem do botão de desbloqueio. Isto leva-nos directamente ao email, mensagem ou o que quer que seja.