Depois de ver a keynote da Apple na WWDC fiquei com a ideia de que aquele evento foi, para não dizer outra coisa, mau. Sim, o multitasking no iOS 9 é fantástico – e não original – mas foi isso e pouco mais.

Há vários meses que as críticas aos problemas com o OS X e iOS crescem de tom. Vários “utilizadores de peso” escreveram e debateram sobre o assunto. O artigo de Marco Arment chegou até aos media tradicionais.

Apesar de todos os problemas, que comentário tivemos por parte dos responsáveis da Apple? Nada. Silêncio total.

Muitas piadas, muitos risos, muita medição de pilas com a Microsoft e a Google, mas nenhum comentário sobre os problemas e, sobretudo, sobre como a Apple está empenhada em os resolver. Prometeram um OS X “El Capitan” mais rápido, o que, do modo em que o Yosemite está, não devem ter impressionado muita gente. Quando um dos momentos mais populares foi o botão de mute no Safari, não é preciso dizer mais nada.

O OS X acumula problemas há 3 ou 4 versões, sem que algo pareça ser feito para os resolver. Desde o Snow Leopard que o OS X não tem uma versão verdadeiramente estável e agradável de utilizar. E esta versão foi lançada em 2009…Quase seis anos depois já era altura de mostrar um pouco de humildade, de assumir algumas falhas e de fazer um compromisso para as resolver. Basicamente o que foi feito na apresentação do Snow Leopard. Alguém se lembra do “No new features” ou “Finely tuned”.

image

O que vi durante esta keynote foi um estado de cagança plena por parte dos responsáveis da Apple. Parece que os trimestres consecutivos a bater recordes de vendas e resultados estão a subir à cabeça de quem manda na marca. Não sei se os egos não terão inchado a níveis que os impeçam de ver para além do seu próprio marketing.

O ritmo tem sido tremendo na empresa. Novas versões dos sistemas operativos a cada ano, novos iPhones, novos iPads, novos Macs… e ainda juntam o relógio. Algo tem de ceder e o software parece ser o elo mais fraco. Mas o que me preocupa mais é o silêncio e o comportamento como se tudo fosse maravilhoso. Como diria Steve Jobs, um produto ou é fantástico, ou uma merda. E o software da Apple não tem sido fantástico.

Mas o problema maior é que, mesmo com todas estas falhas, a Apple continua a fazer os melhores produtos. E enquanto a concorrência não acordar, vamos continuar a ver vice-presidentes a esgalhar o pessegueiro em palco.