Hoje foi uma fotografia que acreditavam ser a passagem do furacão Sandy por Nova Iorque. Há dias foi uma petição por o canil de Óbidos ter fechado e terem morto os animais *todos*. Desde há meses (anos?) que são as ofertas de iPhones, iPods e iPads só por fazer um like. Ou as bananas com bactérias carnívoras que comiam membros em poucos dias. Se recuarmos alguns anos, eram os emails que diziam que a Microsoft ou a Nokia iam dar 25 cêntimos por cada mensagem reencaminhada. Algo que chegou mesmo a circular por SMS…
É a cultura do 1-Click. Vê-se algo que mexe connosco e, em vez de se usar um mínimo de espírito crítico para tentar perceber o que estamos a ver, clica-se num botão e lá podemos passar ao próximo assunto. Cinco minutos bastam para acabarmos com a fome em África, melhorarmos as condições dos trabalhadores na China, salvarmos um monumento nacional a 10Km de casa (mas que nunca visitámos) ou, porque também olhamos para o nosso umbigo, ganhar um iPhone. E mostrarmos muita preocupação porque está uma nuvem enorme sobre a Estátua da Liberdade.
Depois de ter visto um curso para Conselheira de Aleitamento Materno, pergunto-me se não haverá mercado para um curso sobre como detectar tretas na internet. Podia ter um nome pomposo e que desse um ar de empreendedorismo. Assim um título como CEO, CFO ou CTO. Que tal CPI? Chief Petas Investigator. Com direito a certificado e tudo, claro.
E, porque muitos não devem clicar nos links para ver o que é, a foto abaixo é um trabalho em Photoshop de Robert Bogdany. Não é o Sandy em Nova Iorque.