Era quinta-feira. Uma normal quinta-feira de Maio, quando decido passar os olhos pelo Facebook. Ali, em todo o esplendor do meu monitor de 20 polegadas, aparece um folhado de carne com uma legenda de fazer crescer água na boca.

image

Se o Pedro Aniceto diz que um folhado de carne é bom, então o folhado de carne é bom! Dou um tiro no escuro e tento um serviço de estafeta para 3 folhados. Que se lixe, venham 4. E não é que vieram?

image

Quatro enormes folhados de carne. Não quero exagerar, mas cada um tinha facilmente uns 20cm. A massa com excelente aspecto convidava à degustação. Um arroz de lombardo para acompanhar e vamos a isto.

image

A primeira impressão é que o folhado é ainda maior do que parece na caixa. Ocupa quase metade um prato grande. E não, a dose de arroz não é pequena. (começo a pensar que não devia escrever este texto perto da hora de almoço)

image

Mas vamos ao que interessa: os folhados de carne. A massa confirma as expectativas. Excelente textura, folhada q.b. e com a rigidez certa nas partes mais grossas. Sobretudo era saborosa e pouco oleosa, tanto que um folhado deste tamanho não me deixou cheio como pseudo-folhados de carne mais pequenos que se encontram por aí.

O recheio cumpre. Carne picada, saborosa sim, mas sem maravilhar. Tem o sabor característico deste tipo de folhados e combina muito bem com a massa. O maior “problema” é mesmo chegar à carne, dado o tamanho do folhado. Não é a carne que é pouca – pelo contrário – mas o folhado é enorme.

No geral é um grande folhado de carne. No tamanho e na qualidade. Como escreveu o Pedro, muitas casas que vendem folhados deviam ir provar um destes. Talvez ganhassem alguma vergonha.

E onde é que se podem provar estes folhados, perguntam vocês. Pois bem, é só ir à Confeitaria Tina Doce que fica em Vila Nova de Gaia, na Rua Álvares Cabral 143, perto da Câmara Municipal.

Não fica ali à mão para quem, como eu, é da zona de Lisboa, mas podemos sempre tentar encontrar um estafeta.