Ontem à noite estava a passar pelos canais de TV e deparo-me com um documentário sobre o uso do plástico. Deixou-me a pensar e é fácil perceber porquê. Hoje tudo vem em plástico. Como dizia o autor, chegamos a embalar plástico em plástico. Os sacos de supermercado são vistos como descartáveis. Usamos uma vez e deitamos fora. A água, um bem escasso – e a que uma boa parte da população não tem acesso em quantidade e/ou condições de higiene satisfatórias – é embalada em plástico e transportada à volta do mundo. Usamos algo feito a partir de petróleo para transportar água para o outro lado do mundo. É estúpido!
Mas se fosse só a água… doces, produtos de electrónica, talheres, refrigerantes, cartões de crédito, embalagens de comida… até já há fruta embalada em plástico. Mesmo os copos de papel têm uma película plástica. Quantas destas embalagens não vão directamente para o lixo? Quantos sacos – que demoram milhares de anos a se biodegradar – são utilizados apenas uma vez?
E o resultado disto é que grande parte deste plástico acaba no mar, onde não desaparece, mas sim degrada-se até ficar um género de granulado, que é consumido por engano por vários animais. E no processo ainda liberta vários componentes perigosos para todos.
Pelo meio há as boas práticas. Penso que uma referia o sistema alemão, onde existem máquinas que permitem devolver embalagens a troco de vales que podem ser usados nas compras. E no supermercado muitas embalagens de plástico foram reutilizadas. Mesmo as garrafas de Coca-Cola.
O documentário que vi não é este mas vale a pena ver para ter uma ideia do problema.