Há coisas que me irritam. E há coisas que me irritam ainda mais porque não percebo como se continuam a repetir os mesmos erros após tantos anos.
Uma destas coisas é a cola e etiquetas que as marcas e lojas usam em produtos que oferecem, ou que são normalmente para oferta. Quantas vezes já comprámos um artigo que queremos oferecer a alguém para depois, na caixa ou em casa, ser quase impossível retirar uma etiqueta? Faz algum sentido usar este tipo de etiquetas? Depois temos também as colas e fitas usadas para segurar as amostras a outros produtos ou em revistas. Se numa amostra de perfume é indiferente ficar ou não com resíduos de cola, já em artigos que vão ser usados a conversa é outra.
O que me levou a escrever este texto foi um desses casos: a cola usada numa escova oferecida pela L’Oreal. Calhou ser esta escova a levar-me a escrever, mas podia acontecer com praticamente qualquer marca. A escova veio com uma laca Elnett comprada pela minha mãe. Tentou tirar a cola mas não conseguiu e acabou por me pedir para o fazer. A cola saiu, é verdade. Só que como o plástico era pintado, a escova ficou neste lindo estado:
A tinta dourada desapareceu no local onde estava a cola. A marca já quase que não se vê. E o que era uma oferta a uma consumidora vai provavelmente acabar no ecoponto.
Gastam-se rios de dinheiro para dar estas ofertas aos consumidores e no fim o resultado é estragado por uma simples cola.