Para além das novidades nos Mapas, há outras de que também gosto no iOS 5: as novidades no Calendário.
Começo por algo que nem fazia sentido não estar previsto: mudar de dia simplesmente arrastando o dedo. Na vista diária já é possível navegar entre dias arrastando o ecrã. Antes era necessário usar as setas no topo.
Outra novidade bem vinda é que já é possível fazer alterações às horas de um apontamento sem ser necessário ir ao ecrã de edição. Basta fazer um toque longo no apontamento em causa e arrastar para a nova hora desejada. Se quisermos ser mais precisos, alterando não apenas a hora de início mas também a de fim, podemos usar as pequenas “pegas” que aparecem no topo e base do apontamento (umas bolas semelhantes às do copy/paste).
E nesta nova versão do iOS o iPhone ganhou algo que já se vinha a pedir há muito: uma vista semanal. Basta colocar o telefone na horizontal para nos ser mostrada esta vista.
Os utilizadores do iPad não foram esquecidos e ganharam uma vista anual. Aqui não há “truques” e a vista anual está acessível no topo da aplicação.
O toque longo também pode ser usado para criar um novo apontamento. Ficamos a pressionar a hora pretendida (ou o dia, se estivermos na vista mensal) e vai aparecer o ecrã para criar um novo evento. Mais simples, sobretudo quando podemos escolher logo a hora de início pelo sítio onde tocamos no ecrã.
Para além destas novidades, a edição de calendários passou a ser possível directamente no iPhone ou iPad, deixando de ser preciso um computador para o fazer. Podemos até mudar as cores definidas. Um pouco mais escondida está a opção de pré-definir as horas dos avisos. Para o fazer temos de ir às definições do iPhone/iPad e opções de Mail, Contactos e Calendário escolher Avisos Pré-Definidos. As opções são algo limitadas, mas estão lá.
Alguém descobriu outras novidades no Calendário?