De um artigo no WallStreet Journal sobre as tácticas negociais da Apple com os estúdios de televisão:

Mr. Cue is also known for a hard-nosed negotiating style. One cable-industry executive sums up Mr. Cue’s strategy as saying: “We’re Apple.”

In 2013, Mr. Cue met with Mr. Britt, Time Warner Inc. CEO Jeff Bewkes and other executives in Mr. Britt’s office overlooking Manhattan’s Central Park. Time Warner owns HBO, TNT, CNN and other channels. Apple’s Mr. Cue arrived 10 minutes late and was wearing jeans, tennis shoes with no socks, and a Hawaiian shirt, says a person familiar with the meeting. The other executives were wearing suits.

E do livro Creativity, Inc. (recomendo a leitura):

The morning of the big negotiating session, all of us but the CFO were on time — Steve and his attorney; me, Alvy, and our attorney; Lucasfilm’s attorneys; and an investment banker. At precisely 10 A.M., Steve looked around and, finding the CFO missing, started the meeting without him! In one swift move, Steve had not only foiled the CFO’s attempt to place himself atop the pecking order, but he had grabbed control of the meeting. This would be the kind of strategic, aggressive play that would define Steve’s stewardship of Pixar for years to come.

São ambientes diferentes e necessidades diferentes – e sabemos que o Steve Jobs podia ser um grande sacana quando queria. Mas porquê ir para uma reunião com uma atitude de bully? A falta de respeito dos executivos da Apple tem sido cada vez mais evidente. Já tinha falado sobre as bocas e piadas durante a WWDC de 2015. Agora temos esta história. E juntemos a isto o que se passa com a linha de Macs, reveladora da falta de respeito também pelo cliente.

macs

Não basta uma linha de computadores quase toda desactualizada (437 dias no MacBook Pro, 508 dias no MacBook Air e 953! dias no Mac Pro), como os preços destes produtos mantém-se iguais desde o dia do lançamento. Quando o Mac Pro foi apresentado Phil Schiller disse “can’t innovate anymore, my ass”. Passaram mais de 2 anos e meio desde que essa inovação chegou ao mercado. Hoje, se alguém quiser um Mac Pro vai comprar a mesma máquina de 2013 e pelo mesmo preço. Nem as gráficas – a grande aposta de processamento do Mac Pro – foram actualizadas ou podem sequer ser trocadas pelo utilizador.

Claro que um cliente individual pode esperar… se não tiver problemas de hardware num equipamento fora de garantia. Se a motherboard morrer, azar. Compra um computador antigo pelo preço de um novo. Mas não há escolha. Para quem usa Macs, a concorrência consegue ser pior que um Mac desactualizado. Mesmo os MacBook  já bastante desactualizados continuam a ser bons computadores. Os processadores não evoluíram assim tanto, o que ajuda. Mas tal não justifica que se continuem a vender os antigos ao preço dos novos. Há sempre áreas para melhorar, como o USB, o bluetooth, etc. A velha história do melhorar os produtos em pequenos incremento. Tenho saudades dessa Apple.

Vamos ver o que setembro nos traz, para além de um iPhone 6 sem porta mini-jack.