O escândalo. O horror. A bimbalheira nacional assumida quando o “grande vencedor da noite eleitoral foi”… rufos… a Casa dos Segredos. É o que muitos jornais publicam, como é exemplo a notícia do Público. Mas como é possível que, em noite de eleições, um programa daqueles ganhe as audiências? Temos o país que merecemos e mais não sei o quê, certo? Ahhh…
Não é bem assim. Sim, a Casa dos Segredos foi o programa mais visto com 1,743 milhões de espectadores. Mas a seguir vem o especial eleições da TVI com 1,46 milhões, seguido do da RTP1 com 978 mil. A fechar o top 5 vem o especial da SIC, com 842 mil espectadores. Junte-se ainda o segundo bloco do especial eleições da noite da RTP1 e temos mais 687 mil espectadores. São estes os dados.
E tendo os dados, uma simples conta de somar mostra que 3,967 milhões de pessoas viram as emissões especiais sobre as eleições. São apenas mais do dobro de pessoas que aquelas que viram a Casa dos Segredos. Mas essa leitura dos dados não vende.