Como não bastava a cultura do 1-Click – para acabar com a fome no mundo ou avisar sobre bananas com bactérias carnívoras – o sentimento de carneirada ganhou toda uma nova dimensão com as fotos de perfil temporárias do Facebook. Partilhar algo já não é suficiente. Agora temos de aparecer de cara pintada para mostrar aos nossos amigos, conhecidos ou outros como nos preocupamos com algo.
Ora, como a coisa parece resultar – para os lados do Facebook – toca de fazer dinheiro com isto. E o Benfica terá sido o primeiro, em Portugal, a fazer uma campanha para mudar a foto de perfil.
O dia do jogo com o Porto foi o escolhido e em poucas horas a timeline estava inundada de fotos de perfil alteradas, com a respectiva chamada para fazermos o mesmo. Só que… epá, não.
Basta o facto de ser do Sporting para não querer por um cachecol do Benfica na minha foto, quanto mais esta “individualidade colectiva”.
E já sabemos que, nisto do futebol, o que de manhã é uma onda vitoriosa à noite é um melão de todo o tamanho… Vai daí, (antes dos melões) decidi fazer o meu próprio cachecol para por na foto de perfil. E que melhor personagem para mostrar desagrado que o Grumpy Cat?
Como verdadeiro serviço público, partilho agora um ficheiro PNG para poderem criar a vossa imagem de perfil personalizada. Não há cá botões para facilitar. Têm de ter algum trabalho. É só começar com a esta imagem.