O meu iPhone ainda é o 3G. Não vi uma mais-valia clara em trocar pelo 3Gs, mas isso são outras conversas. Há dias fiz a actualização do sistema para a nova versão, que passou de iPhone OS para iOS: o iOS4. E a primeira reacção é que ainda há muita coisa por melhorar ao nível do desempenho. Talvez não se note num 3Gs e não se deve notar mesmo no novo iPhone 4 (fico à espera do lançamento em Portugal para dar a reforma ao meu).

Não vou comentar as menores capacidades desta nova versão no iPhone 3G. É natural que um telefone com 2 anos não tenha as mesmas capacidades dos novos modelos. Vivo bem com isso. Mas nestes últimos dias tenho notado uma perda de performance significativa. Mesmo a simples tarefa de acordar o telefone e colocar o código demora mais tempo, com um atraso de alguns segundos até o iPhone começar a responder aos gestos. Aqui a idade do telefone não pode ser a culpada, já que na versão anterior não tinha tantas “paragens”. Ao pesquisar os contactos acontece o mesmo, ou mesmo a mexer nas definições do telefone. Ontem tive quase um minuto para conseguir ligar o iPhone, procurar um contacto e fazer uma chamada, algo que antes desta actualização fazia em consideravelmente menos tempo. Acredito que estes problemas serão corrigidos com uma actualização nas próximas semanas, por isso agora há que aguentar mais uns dias ou semanas.

No entanto há coisas boas neste iOS 4. Obviamente que para um utilizador do iPhone 3G fica a faltar a maior novidade: a capacidade multi-tarefa (multitasking). Mas há coisas que se tornaram bastante melhores e pouca gente tem falado delas. Um desses exemplos é o suporte bluetooth. Tenho um mãos-livres no meu carro (um Parrot, já agora). A ligação do iPhone ao mãos-livres funcionava bem… quando funcionava. Algumas vezes o iPhone não se ligava ao Parrot, obrigando-me a desligar e ligar o bluetooth (normalmente usava o modo de avião para o efeito) ou mesmo a reiniciar o iPhone. O engraçado é que quando desligava o iPhone, ouvia os sons de ligação deste ao mãos-livres. Com esta nova versão o bluetooth parece estar muito mais sólido, já que ainda não tive um problema de ligação. Outra novidade no bluetooth é o envio do toque por parte do iPhone. Antes o mãos-livres indicava uma chamada com o seu próprio toque, mas desde que instalei o iOS4 que o toque que tenho no iPhone é ouvido através das colunas do carro. Isto também permite por o telefone em silêncio ao receber uma chamada e ter o mãos-livres a fazer o mesmo, o que antes não acontecia. Só estas funcionalidades já valeram a actualização.

De resto… pouco há a dizer. As novidades no Mail são bem-vindas, com uma caixa de entrada que junta todas as contas e a organização das mensagens por assunto. O zoom digital na câmara fotográfica serve para muito pouco, mas pode dar jeito quando precisamos de enviar uma foto de algo mais pormenorizado para alguém (embora resulte num pormenor de baixa qualidade).  A organização por pastas pode ser útil mas ainda não perdi tempo com ela. Já as restantes novidades ficam para quando trocar de iPhone: multi-tarefa, focagem na gravação de vídeo, fundos de ecrã na janela de aplicações, etc.

Para conferir melhor com o novo iPhone.