Começa a ser demais a tentativa das marcas de nos obrigarem a mostrar que somos clientes. Vejo um vídeo no Youtube: “Este v�deo foi carregado a partir de um telefone Android.” (com o caracter marado e tudo, que só testaram aquilo em Windows). Recebo um email: “Enviado do meu iPhone”. E se for do iPhone do amigo?… Olha, que se lixe. Do iPad, a mesma coisa. Fotografias no Facebook vão para as galerias “Camera+ Photos”, “My Hipstamatic Prints” ou para uma semelhante do Instagram (não, não sou hipster).
Depois há as ideias mais subtis, como os auscultadores brancos do iPod original. Mas se abrir o meu MacBook em público transformo-me num reclame luminoso.
A questão é que, se pensarmos bem, a moda não é nova. Basta olhar para as tshirts e camisolas que apenas têm o logotipo da marca estampado à frente e/ou atrás. Ah e tal mas é gira. Claro… Só não metem Ray Ban em grande nas lentes porque as reclamações deviam ser muitas. E daí…
Ainda vamos ver impressões com um texto “Impresso na minha HP”, ou vídeos com um rodapé a passar “Filmado com a minha Sony™ Handicam™”.
Escrito no meu iA Writer para Mac.