Já tem uns dias a mais recente novidade no panorama televisivo nacional (e internacional, diga-se). A PT lançou, na passada quinta-feira, o Meo Kanal de Comunicação, uma plataforma de divulgação de conteúdos multimédia na televisão, disponível para todos os clientes do serviço residencial do Meo. Kanal… com K. Mas adiante.
De forma resumida, é um Facebook pensado para a TV. Ainda me acusaram de ser redutor quando fiz esta comparação. Isto até o próprio Zeinal a usar :). Não é uma rede social tradicional, mas considero-a uma boa comparação. Criamos um canal, colocamos lá fotos e vídeos e estes passam a estar acessíveis a todos os outros clientes Meo. Também podemos criar canais privados, acessíveis só a quem tiver um código de quatro dígitos. E depois há os canais promovidos, na sua maioria de actores, cantores e comediantes. E canais de gatos…
A novidade – que vinha sendo antecipada no Twitter por colaboradores da PT através da hashtag #wasabi – foi apresentada por Zeinal Bava e começou por ser descrita como a experiência do PC na TV. Fiquei de pé atrás. São dois universos/canais/dispositivos bastante diferentes, mas que muitos teimam em achar parecidos só porque têm um ecrã. No entanto a descrição estava algo longe de revelar o que ia ser apresentado. O Meo Kanal é uma nova plataforma de distribuição de conteúdos para cada um de nós, onde o PC tem uma mera função de gestão do canal. O verdadeiro uso é feito na TV. Seja sentados no sofá, numa mesa do café ou deitados na cama, ver um destes canais é ver televisão. Nada de andar a escrever texto. Nada de widgets. Nada de mensagens. Nada de copy-paste. Ligamos o televisor e vemos uma emissão. É simples. É fácil. É rápido.
Sim, já há o Youtube e também é possível – e cada vez mais fácil – aceder ao Youtube na TV, mas isto não é uma adaptação. É uma plataforma pensada para a TV.
To infinity and beyond
O potencial da plataforma é enorme. Se neste momento posso criar um canal, fazer a sua personalização básica e fazer o upload de vídeos e fotos para lá, talvez daqui a uns meses possa fazer emissões em directo com um computador ou mesmo apenas com um telemóvel. Uma API (application programming interface) que parece estar em desenvolvimento poderá permitir a gestão directa dos canais e o aparecimento de aplicações para o serviço. Até poderá ser possível colocar uma webcam em casa a emitir para um canal privado e temos uma ferramenta de videovigilância. Junte-se isto à disponibilização destes canais no serviço Meo Go e as potencialidades são quase infinitas.
Hoje já podemos aceder a vários conteúdos de comédia (muitos sacados da net…), a vídeos de popstars wannabes, a conteúdos artísticos seja em vídeo ou fotos e a muitos conteúdos didácticos como tutoriais. E se por agora os conteúdos têm de ser não-comerciais, isso poderá mudar com a abertura da plataforma a empresas, provavelmente com um serviço pago. A colocação de publicidade nos canais também poderá ser uma forma de se rentabilizar o serviço, não só para a PT mas também para os donos dos canais. A PT tem nas mãos um canal de distribuição exclusivo, que neste momento conta já com 3000 canais. E se a maioria pode não ter muitos visitantes, se os juntarmos todos os números devem ser interessantes e apetecíveis para os anunciantes. Considerando que a PT sabe quem vê o quê e conhece – bem ou mal – os seus clientes, poderá estar aqui um “AdWords/AdSense” para a TV.
Para além de todo o potencial comercial directo do Meo Kanal, o efeito viral será talvez o que maior impacto vai ter. O facto de eu ter criado um canal da minha equipa de horseball está a levar alguns a considerarem mudar para o Meo. Multiplique-se o efeito pelas equipas ou outros grupos que já têm ou vão ter canais, ou pelos pais que vão fazer um canal privado com fotos e vídeos dos filhos e poderemos imaginar o alcance disto. Qual é o familiar que não vai querer ter acesso às imagens dos catraios. E a ser verdade que a Zon ignorou um serviço semelhante… a esta hora ainda devem estar a bater com a cabeça nos ecrãs.
A minha experiência
Mal o serviço ficou disponível quis testá-lo. Criei um canal para a minha equipa de horseball e carreguei umas fotografias só para testar a criação de slideshows. Esta funcionalidade é algo limitada. Pega nas fotos, redimensiona para caberem na TV e faz um vídeo. Permite escolher a duração de cada foto, algumas transições e ainda escolher uma música de fundo (de uma lista pré-definida), mas não tem efeitos de zooming ou panning, não tem opção para as fotografias ocuparem todo o ecrã (se não forem 16:9 vão ficar com barras pretas), etc. É, no entanto uma forma muito fácil de partilhar fotos com terceiros. Quem tiver e souber mexer em ferramentas como o iMovie sai melhor servido fazendo o slideshow em casa.
Na parte de vídeo não há nada a apontar. Absolutamente brilhante. O upload (semelhante às fotos) funciona bem e a gestão dos conteúdos é fácil e intuitiva. Colocar os nossos conteúdos na programação também o é, bastando arrastar os vídeos ou slideshows para uma timeline ou para a lista de programação diária. Em poucos dias já tenho um vídeo promocional (que já tinha feito e para o qual apenas tive de arranjar uma música livre de direitos), um slideshow sobre os momentos antes dos jogos e um pequeno teaser da nossa equipa. E também muitas ideias para “programas”. Só preciso do tempo e de uma GoPro! 🙂
E isto é apenas a primeira versão pública. Acredito que muitas funcionalidades vão ser adicionadas ao serviço, tornando-o ainda melhor para quem vê e para quem produz conteúdos. Se têm Meo, não deixem de experimentar. E visitem o canal dos Lobos. Tecla verde seguida de 845500. 😉
E ficam os parabéns a toda a equipa que pôs isto de pé. Muito bom. Mesmo muito bom! Podem ler o que quem esteve por dentro tem a dizer no blog do Celso Martinho, no blog de usabilidade do SAPO (pela mão do Ivo Gomes), no blog do Codebits, e no blog do Rui Carmo.