Sou utilizador de iPhone e não me vejo a utilizar outro telemóvel nos tempos mais próximos. Isso não quer dizer que não veja o que o mercado tem para oferecer, mas nem me passa pela cabeça mudar. Esta é, para mim, a maior ameaça aos pseudo iPhone Killers que vão surgindo. Não é que não possam ser bons aparelhos, mas quando o utilizador nem pensa em mudar não há muito a fazer.
No entanto há um sistema operativo móvel que me deixa curioso: o Windows Phone. É totalmente diferente dos outros, o que, neste caso, parece ser positivo. E a recente parceria entre a Nokia e a Microsoft parece começar a dar alguns frutos, como é o caso do Nokia Lumia 800. Adoro o desenho do Lumia 800, mesmo mais que o do iPhone. E se juntarmos isso a um sistema operativo que me deixa curioso, este aparelho seria a minha escolha… se não fosse utilizador de iPhone.
Isto não me impede de querer testar um, por mera curiosidade. Ora, se experimentar o aparelho não é fácil – em Portugal nem vê-lo e mesmo outros Windows Phone são raros – brincar um pouco com o Windows Phone é agora mais fácil… mesmo para quem tem iPhone ou Android.
A Microsoft lançou uma demo do Windows Phone acessível através de um browser mobile. Basta aceder à demonstração através do iPhone, por exemplo. Uma dica paraos utilizadores de iPhone: recomendo que adicionem o “site” ao ecrã principal (botão de partilha, em baixo) e acedam depois a partir daí. Desta forma as barras do Safari deixam de estar visíveis e têm uma experiência melhor.
A demo é engraçada, apesar de ser, obviamente, algo limitada. Nem tudo funciona e em cada área somos como que guiados a fazer uma série de acções em sequência. Mesmo assim permite-nos experimentar a interface de várias áreas do Windows Phone.
Estou convencido que o Nokia Lumia 800 com Windows Phone seria a minha próxima escolha… se não fosse utilizador de iPhone.