Vejo no Facebook um post da Jonas com uma chamada de atenção para a cópia de um texto por parte da autora de um blog. O texto no blog “A mulher é que manda” é totalmente inspirado neste outro texto da Diiirce. Não é difícil ver ler as semelhanças. O original fala das “10 fotos que jamais devem ser postadas na web”, o outro em “meia dúzia de cuidados a ter ao partilhar fotografias de crianças”. Um resumo, portanto. Quando foi publicado, o texto copiado não fazia qualquer referência à Diiirce. Como isto da internet é uma coisa tramada, as críticas fizeram-se ouvir e a autora lá colocou a fonte do artigo. Podia tê-lo feito mais abertamente – e sem ignorar e aprovar comentários que foram feitos no blog – mas é um primeiro passo. Pode ser que da próxima não queira ficar com os louros todos.

Mas o que me leva a escrever não é só a cópia de textos. Comentei, em jeito de brincadeira, que ao menos a foto utilizada no blog português tinha sido melhor escolhida, apesar de também não ter créditos (a Diiirce também não credita a foto que usa… é um problema universal). A foto é esta:

image

Será que custa muito a quem escreve em blogs (e não só), no mínimo, referir onde se inspira e de onde retira as fotografias? É verdade que para esta foto o trabalho não seria fácil. É utilizada em tantos sites e blogs, sem qualquer referência, que quase se perde a sua origem. Quase… Dá trabalho, mas chega-se lá, como eu cheguei.

É giro brincar às revistas e publicar fotos brilhantes para acompanhar um texto (original, se possível). Mas o que ali está é o trabalho de alguém. Essa coisa do “mas eu não ganho nada” não é desculpa para nem se fazer referência ao autor.

Um belo exemplo é o de uma foto da Isa, utilizada pelo Gizmodo num artigo sobre o fim das estantes Expedit. Lá está no final a referência. Lead image: Isa Costa, como deve (e tem) de ser feito.

Fica a dica. Há tanta foto por essa internet fora que pode ser usada apenas com uma referência ao autor. Pesquisem no Flickr, por exemplo. Ou até na Getty Images, que já permite a inclusão das suas fotos de forma gratuita. Até podem ganhar uns visitantes extra por simplesmente fazerem o que está correcto.

Ah! A foto faz parte da série ‘End Times’, fotografada pela Jill Greenberg.