Nem a tradição é o que era, nem os Macs e derivados são as máquinas fiáveis a que estávamos habituados. Claro que sempre existiram problemas e nada é, ou era, perfeito. Mas a quantidade de merda que temos de aturar hoje começa a parecer o Biff debaixo da carroça de estrume. O último bug, ou melhor, o último “caga e deixa andar” que descobri acontece no iMovie. Costumo usar o portátil ligado a um monitor externo, mas sempre com o portátil aberto. Acontece que recentemente arranjei um monitor para casa, onde me dá jeito deixar o portátil fechado (o chamado modo “clamshell”). Quando ontem tentei abrir o iMovie, fui brindado com erro atrás de erro.
Reiniciar não fez nada. Até que uma pesquisa no Google vem explicar o que estava a acontecer. No macOS High Sierra – a última versão do sistema operativo – há um erro que torna impossível abrir o iMovie em modo clamshell. A forma de contornar o problema é abrir o portátil, lançar o iMovie, fechar o portátil e continuar a trabalhar enquanto se reza para que o iMovie não crashe e não se tenha de repetir o processo.
O macOS High Sierra foi lançado no final de setembro de 2017 e este é apenas mais um dos muitos problemas que vieram com ele. Nada de “unexpectedly” nos dias que correm.