Na verdade pode-se dizer que o futebol talvez nunca tenha sido o que se pensava que era. Vem este comentário a propósito de mais um conjunto de escutas do Apito Dourado que foram tornadas públicas há dias. Filosofias à parte, qual é a piada de ver jogos, campeonatos e taças, onde a probabilidade dos resultados serem manipulados é grande? Para “desporto” onde os resultados são falseados já basta o wrestling. O futebol está cada vez pior.

Antigamente, mesmo existindo jogos de bastidores ou corrupção na arbitragem, os jogadores davam o que tinham para procurarem o golo. Mas procuravam o golo de forma digna, através de jogadas ou das suas qualidades individuais. Quantos jogadores vemos hoje em dia de quem se pode dizer o mesmo? Eles procuram o golo, sem dúvida, mas antes da jogada procuram a falta. Procuram o contacto para ganharem um livre directo ou mesmo uma grande penalidade. Quantos não entram na área, fazem a finta e, em vez de correrem atrás da bola, simplesmente procuram o contacto e se deixam cair? Outros apenas tocam a bola para depois correrem à espera do contacto de um defesa mais parvo. Se o defesa não lhes toca, o lance está perdido.

Se este é o futebol que temos hoje, prefiro não ligar ao futebol. Tanto que, neste momento, o Beira-Mar Vs. Sporting está no intervalo e eu estou de regresso a casa depois de uma corrida.