Já falei de backups algumas vezes. Primeiro sobre o sistema que tenho montado no escritório e que inclui o meu portátil. Cerca de um ano depois para dar provas que o sistema funciona, quando o disco do meu computador decidiu morrer. Agora escrevo para mostrar que há outras partes deste sistema que funcionam. Há poucos dias um dos dois discos do armazenamento de rede aqui do escritório também deu de si. Quantidade de dados perdida? Zero!
O armazenamento de rede é uma Synology 210j. Tem dois discos que optei por configurar em modo RAID 1, o que significa que a informação é replicada nos dois discos. Pouco depois do disco falhar – na altura reparei que não conseguia aceder aos dados na rede mas pensei ser um problema com o computador – a Synology detectou a falha e desactivou o disco. Comecei a ouvir o beep de aviso e recebi um email a relatar o problema. O sistema tinha “retirado” o disco da operação e a partir daí pude continuar a trabalhar normalmente. No entanto só estava a trabalhar com um disco, pelo que era urgente trocar o disco danificado para repor a redundância do sistema.
Para o novo disco optei por um Western Digital Red, supostamente indicado para uso permanente em NAS. A diferença para outros está sobretudo no firmware e na forma como se comporta nestes ambientes. Boa escolha? Mais tarde confirmo. 🙂
A troca de discos é básica. A Synology abre-se sem ferramentas e apenas é preciso uma chave philips para os parafusos que mantém o disco no sítio. Tirando os parafusos, os discos deslizam nas baías e o encaixe é muito simples. Feita a troca, fecha-se a caixa, ligam-se os cabos de energia e rede e… power on.
O sistema da Synology detecta o novo disco, mas a reparação do volume RAID tem de ser iniciada pelo utilizador. Basta ir à zona de administração e seguir os passos indicados. Demora algum tempo, mas no final tudo estará como antes da falha, com toda a informação duplicada em dois discos.
Já tinha testado o backup total do portátil via Time Capsule. Agora foi a vez de testar como se comporta a Synology quando falha um dos discos. Só falta falharem os dois discos ou a própria Synology para testar o backup remoto. Backup que já confirmei que funciona. Os dados estão lá, na Synology que tenho em casa, actualizados diariamente e acessíveis sem processos complicados.
Nunca é demais dizer: o objectivo dos backups é não serem precisos. Mas quando são, dá jeito tê-los.