Está de volta a tentativa de fazer passar uma nova lei da cópia privada, que pretende dar rendimentos a um conjunto de associações sangue-sugas que fingem dizem proteger os autores. E qual a melhor altura para lançar isto se a altura em que mais de metade do país está de férias? Deve ser para ver se fazemos menos barulho desta vez.

image

Em resumo, a lei prevê uma taxa sobre todos – mesmo TODOS – os aparelhos que permitam guardar informação digital. Compras um cartão de memória para usar na máquina fotográfica? Pagas a taxa. Compras um computador? Pagas a taxa. Ah mas eu só vou ter fotografias minhas no cartão… azar. Pagas a taxa. Mas eu já paguei a música que tenho no meu iPod. Pagas na mesma, que estas associações têm de arranjar dinheiro de alguma maneira e roubar taxar tudo o que mexe é mais fácil que evoluir e procurar novas formas de receita.

Recomendo que sigam o que a Jonas anda a escrever, pois se alguém está bem informado, é ela. É de ler tudo que já escreveu sobre a cópia privada para perceber melhor o roubo que nos andam a tentar fazer. E não é de agora.