Começo a pensar que o aumento do IVA foi das melhores coisas que aconteceram nos últimos tempos. Não olhando para as gasolineiras (desse antro de sanguessugas nem um kit de barbecue por metade dos pontos podemos esperar), os anúncios na rádio e TV estão cheios de descontos e ofertas. O Pingo Doce suporta o aumento de 2% no IVA. O Continente dá vales de 10% de desconto em cartão (valha lá o que valer). A l’Oreal oferece o valor equivalente ao IVA. A Danone dá um Activia na compra de três. E em muitos locais, para além do Pingo Doce, os preços estão iguais a 2010. Isto diz-nos que estão a suportar o aumento, logo a receber menos.

Como diz o Pingo Doce (e isto vale também para eles): os descontos só servem para baixar um preço que já estava alto.

Pois é. Com a chegada do Euro foi mamar à nossa custa. Agora começam a corrigir. Ainda estou para ver preço da próxima dúzia de castanhas ou do pão-com-chouriço nas feiras. Antes do Euro um pão-com-chouriço custava quanto? Cem escudos? Cento e cinquenta escudos. Em 2010… dois Euros e meio! E a bica? De cinquenta escudos para os sessenta, ou mais, cêntimos.

Ora três vezes seis… três vezes seis, dezoito… é fazer as contas!