Este ano de 2010 foi um ano de várias mudanças, para mim, ao nível desportivo (que é o mesmo que dizer ao nível do horseball).

Os Lobos
O ano começou com o arrancar de um novo projecto de equipa. Os Lobos do Monte da Lua nasceram em Janeiro e, apesar das dificuldades inerentes a um novo projecto, tiveram um ano de  estreia com muito sucesso. Foi também um ano que marcou o fim de uma geração de jogadores sub-16. Jogadores que treinei ao longo de mais de três anos e que espero continuem comigo durante muitos mais.
Em 2010 os Lobos venceram o Campeonato Nacional Sub-16, ficaram em segundo lugar no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, venceram a Taça de Portugal Sub-16 e a Super-Taça Sub-16. A juntar a isto temos ainda um segundo lugar no torneio feminino. Não vai ser fácil ter outra época assim. 🙂

Colégio Vasco da Gama
Este foi o meu segundo ano como treinador da equipa sénior do Horseball Club Colégio Vasco da Gama. Fui convidado no início de 2009 para treinar um conjunto de jogadores com um enorme potencial. Em 2009 ganhámos tudo: Campeonato Nacional e Taça de Portugal. Em 2010, com uma equipa menos experiente – fruto de algumas saídas – conseguimos um excelente segundo lugar no Campeonato Nacional e ainda participámos na Liga dos Campeões, em Montpellier. Foram dois anos de muito trabalho mas que me deram um enorme gozo. Deixo o Colégio Vasco da Gama no final de 2010 com um sentimento de dever cumprido e, mais importante, certo de que transmiti algo de novo aos seus jogadores. Da minha parte sei que aprendi muito com eles.

Selecção Nacional Feminina
Um novo desafio em 2010 foi treinar a selecção nacional feminina com vista à participação no Campeonato da Europa. Nos estágios procurei introduzir um modelo de jogo e uma mecânica de trabalho. Sobretudo procurei criar uma equipa. Um espírito de grupo. A garra que demonstraram em campo é o sinal de que fui bem sucedido, apesar de ainda ser necessário realizar muito trabalho. As “Zemas”, como se auto-intitularam, lutaram muito e mereceram chegar à final do europeu. Em parte graças ao lema que adoptámos: “Porque somos uma Zema só!”

Agora, que venha 2011!