Não sendo o vídeo o meu trabalho principal, é algo que faço com alguma frequência. Sejam pequenos clips para social media ou vídeos de apresentação, a minha ferramenta de eleição é o iMovie. É limitado, sim, o que também o torna simples e rápido para trabalhar. Mas por vezes sou obrigado a dar voltas enormes para fazer algo que seria bem mais rápido com um editor de vídeo mais avançado. Ora, trabalhando em Mac tenho 2 opções: Adobe Premiere ou Final Cut Pro. Tenho acesso ao Premiere através da Creative Cloud, só que aquela interface dá-me a volta à cabeça. Mesmo seguindo tutoriais ando sempre às pancadas com ele. Há quem diga o mesmo do Adobe Illustrator, que é o meu editor vectorial de eleição… cada macaco com a sua banana.
Decidido a investir no Final Cut Pro X, deparo-me com um problema. A Apple passou todas as suas aplicações para a Mac App Store, incluindo as profissionais. O problema surge quando queremos que que a despesa seja colocada nas contas da empresa. As facturas da App Store têm o IVA irlandês. E mesmo criando uma conta em nome da empresa – que obrigaria a mudar entre contas para comprar e actualizar apps – vêm sem número de contribuinte de cliente. São, portanto, inúteis para uma empresa.
Um email enviado para o suporte da Mac App Store resulta na resposta-tipo de que posso ter acesso às facturas, yada yada yada.
Antes de desistir, acabo por decidir enviar um email ao Phil Schiller. Pior não fico. E não é que recebo uma resposta em menos de 24 horas? Não do Schiller, mas do Gorden Keppel, que é Product Marketing Manager EMEA. Apresentações feitas e desculpas pedidas pelas dificuldades com que me deparei, sugere algumas sugestões: a compra na Mac App Store… o programa de compra em volume e a loja online para empresas. Nesta última não encontrei o Final Cut e o programa de compra em volume obriga a um número D-U-N-S da D&B (pago), pelo que descartei. Agradeço e explico que fiquei na mesma. Em resposta recebo um link para comprar o Final Cut Pro X na loja online para empresas (que não aparece através da pesquisa). Tento a compra e reparo que, na loja para empresas, não aparece o campo para introdução do número de contribuinte. Quando tendo a compra por telefone, dizem-me que não vendem o produto de forma isolada e de nada serve explicar que estou a olhar para ele na loja. De volta à estaca zero.
Mais umas trocas de emails com o Gorden e eis que surge a solução. Alguém da loja online me vai contactar para resolver o problema. Por ser feriado em Portugal liga-me um espanhol, com quem falo em inglês, e que me ajuda a fazer a compra com todos os dados necessários (na verdade não fiz mais que uma compra em volume para uma unidade). Um dia depois recebo o contrato de licença e o código para fazer o download do Final Cut Pro X através da Mac App Store. Utilizando a minha Apple ID e com uma factura válida em nome da empresa.